Mundi - Compare Preços de Passagens Aéreas e Hoteis

Pesquise Preços

segunda-feira, 22 de março de 2010

CAPITÃO GANCHO


O Capitão James Gancho (James Hook) é um personagem de ficção original do livro e peça de teatro Peter Pan de James Matthew Barrie, é um dos mais conhecidos vilões da literatura e cinema. É um notório capitão pirata que comanda um navio chamado "Jolly Roger", ancourado em uma baía da Terra do Nunca. Possui a mão direita substituída por um gancho, cortada propositadamente por seu arquiinimigo Peter Pan em uma luta contra o mesmo, onde foi dada de comer por ele a um grande crocodilo-de-água-salgada que apreciou tanto seu sabor, que veio a perseguir o capitão para devorar o que lhe restou desde então. Por sorte, o crocodilo engoliu um relógio e sempre ao se aproximar o 'tic tac' previne Gancho de ser devorado.

Seu imediato é Starkey, não como atribuído por muitos popularmente. Smee só vem a ser o seu braço direito, o seu homem de confiança. Ele não era seu melhor amigo, pois Gancho é desprovido de amigos. Smee ocupa o cargo de bosun (ou boatswain) que é um termo que não possui tradução específica para o português pelo fato de ser originário da marinha britânica, mas se designa aos oficiais que lideram oficiais ou marinheiros não comissionados em um navio. "Bosuns" também se distinguem por serem extremamente conhecedores de concerto de navios e por liderar a divisão dos homens permitidos ao seu posto nas batalhas.

É dito que Capitão Gancho era o único homem temido por Long John Silver (o terrível pirata do livro de Robert L. Stevenson, A Ilha do Tesouro) "...E Flint temia Silver", complementava. E também foi o "bosun" do próprio Barba Negra.

Ele detesta Peter Pan obsessivamente, como também, os Meninos Perdidos. Ele está disposto a persegui-los a vida inteira para vê-los andar na prancha e matar Peter Pan.

Há muitas adaptações das características do personagem, desde sua personalidade à sua aparência, que caiem em contradição com as atribuições dadas pelo autor original. Nunca houve uma adaptação literária de Peter and Wendy que retratasse os piratas ou outros personagens da Terra do Nunca como sendo plenamente provenientes das suas épocas efetivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário